Conheça a Trilha Pedra Redonda, em Monte Verde

By 4 de fevereiro de 2019Trilha, Turismo

 Pela facilidade de acesso e curta extensão, a Pedra Redonda é uma das mais frequentadas e um passeio obrigatório para quem visita Monte Verde. Bem demarcada e sinalizada, esta trilha pode ser feita por adultos e crianças, sem necessidade de guias.

Apesar da trilha ser curta (apenas 900 metros), no trecho final há uma subida bastante acentuada que exige um pouco de esforço para vencer as alturas e alcançar o cume da pedra (veja o perfil de elevação no mapa acima). Devido a esse pequeno trecho com forte inclinação, a trilha é considerada de nível moderado para a média dos visitantes; contudo, quem está acostumado a caminhadas não verá dificuldade. Só é preciso cuidado para não escorregar na subida e, de preferência, levar os pertences em uma pequena mochila para manter as mãos livres.

Depois de percorrer os primeiros 600 metros da trilha, você chegará a um mirante onde foi construída uma plataforma de madeira; aproveite para descansar e curtir o visual. Prosseguindo por mais 50 metros, você vai encontrar uma bifurcação com uma placa indicando a Pedra Redonda à direita (veja no mapa). A partir desse ponto, o resto do percurso é bem mais tranquilo. Para facilitar a subida e proporcionar maior segurança aos turistas, foram instaladas escadas rústicas de madeira no trecho final.

A dificuldade da subida é recompensada quando se chega ao cume da Pedra Redonda: apesar de não ser tão alta quanto a sua vizinha Pedra Partida, daqui se pode admirar uma das melhores vistas aéreas da região. Estamos exatamente na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo (há uma marcação na rocha indicando onde ela passa). De um lado, temos uma visão ampla de toda Monte Verde; do lado oposto, mais de um quilômetro abaixo, pode-se observar a vila de São Francisco Xavier, no município paulista de São José dos Campos.

Com uma altitude de 1950 metros, esta pedra é um ponto privilegiado para se admirar um belíssimo por do sol. Muitas pessoas permanecem no topo até o fim da tarde para curtir o espetáculo, mas não se esqueça de levar uma lanterna para retornar. Vale a pena também subir logo no início do dia, quando o vale abaixo ainda está totalmente coberto pelas nuvens: o cenário é impressionante e você se sente no topo do mundo.

O topo da Pedra Redonda é bastante amplo e relativamente plano, com muito espaço para sentar, descansar e apreciar a bela paisagem ao redor. Veja a vista panorâmica do alto da Pedra Redonda. O visual vale o esforço!

No retorno, de volta à bifurcação da trilha, prosseguindo à direita por mais 1 hora de caminhada chega-se à Pedra Partida. Essa é considerada a melhor trilha da região, mas é importante estar em boa forma física e começar cedo se você quiser visitar as duas pedras. Outra opção mais fácil e rápida é aproveitar o passeio para conhecer também a trilha do Chapéu do Bispo.

Veja um vídeo completo da Trilha Pedra Redonda, em Monte Verde.

(texto retirado de Guia Monte Verde)

Imagens: Trip Advisor / Pedra Redonda

WhatsApp Chame no WhatsApp